quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cozinhas


A cozinha é o ambiente de convivência da família, por isso, precisamos deixá-la o mais aconchegante possível, independente de tamanho ou do seu custo.

Temos vários tipos de cozinha, acompanhe:

Cozinha linear: é indicada para cozinhas pequenas e médias pois precisa de uma parede com pelo menos 3 metros.


Cozinha paralela: como o próprio nome diz são duas filas de armários e bancadas paralelas, é necessário ter  1,20 entre os armários para facilitar o trabalho, não é necessário ter uma cozinha grande para este tipo de disposição, porém a maioria das cozinhas paralelas não permite espaço para as refeições.



Cozinha em forma de U: é perfeita  para espaços grandes pois se acomoda bem, outra vantagem é que possibilita a disposição de muitos armários, gavetas e uma grande superfície de trabalho. É necessário o espaço de 1,20m entre as filas de armário para facilitar o trabalho. Mas cuidado com a distância do fogão, da lava louças e da geladeira ou frigorifico, para não retirar a funcionalidade da cozinha.


Cozinha em forma de L: em termos de disposição de cozinhas, esta é uma das mais populares; é a solução perfeita para aproveitar os cantos que esta divisão possa ter, principalmente no que toca à instalação de armários/gavetas adicionais, que provavelmente terão de ser feitos à medida para não desperdiçar nem um centímetro! 


Cozinha independente: ao contrario de todas as outras opções que são fixadas, essa não é, nem as paredes nem ao chão. É uma das opções mais usadas pelo seu baixo custo, podem ser adicionados os módulos conforme a necessidade e mudar a distribuição deles sempre que lhe apetecer, em caso de mudança a cozinha poderá ir com você, esta é a vantagem que as outras opções não tem.

Ilha: é um acessório muito desejado nos dias de hoje e pode ser adicionada em  qualquer uma das disposições  acima. Fica no meio da cozinha, e é feita com os mesmos materiais utilizados nos armários e bancadas. Ela tem múltiplas funções, espaço de refeição, bancada de trabalho, de convívio ou mesmo para cozinhar, sendo muito utilizada para colocar a placa do fogão e o exaustor. A parte inferior da ilha, pode ser usada para embutir gavetas, armários ou até mesmo eletrodomésticos, como fornos e lava louças. O espaço necessário para ter uma ilhar é de 1,20m livre em torno da mesma.


Cozinha americana: são todas as disposições acima, o diferencial dela é que ela tem uma abertura para a sala de jantar ou até mesmo para a sala de estar, a maioria delas é separada por um balcão ou algo do tipo.


A cozinha é dividida em três áreas: ÁREA FRIA, ÁREA ÚMIDA e  ÁREA QUENTE.
estas três áreas devem ser dispostas de maneira a formarem um triângulo pois este tipo de disposição conferem as tarefas a serem realizadas na cozinha uma sequencia lógica, permitindo economia de tempo e movimentos. Outra observação importante é que se deve procurar deixar uma área de tampo livre entre a área úmida e a área quente para preparar os alimentos.


Fica a dica, prateleiras na cozinha podem decorar e organizar seu espaço sem muito custo.





Amanhã a postagem será sobre 6 tendências para a cozinha.
Não perca, beijos e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário