terça-feira, 28 de maio de 2013

LAREIRAS.


Com o inverno se aproximando resolvi fazer um post que pode esquentar seu lar.
 LAREIRA A GÁS




A  lareira à gás aquece o ambiente sem criar fumaça nem sujeira. Isso acontece porque ela não gera fuligem (comum na queima de madeira). Sua chama é gerada por combustão de gás, tanto natural quanto GLP (o de botijão) - ou seja, não importa qual o tipo de alimentação tem em sua casa ou apartamento. Mas, atenção, assim como no caso dos fogões, uma lareira à gás também deve ser comprada de acordo com o tipo de gás que você pretende utilizar.
A instalação requer um ponto de gás, como o do fogão. Certifique-se de o tubo que conduzirá o gás até o ponto, sob o piso, é de cobre (de preferência do tipo classe A - meia polegada - quando a instalação tiver menos de 20 metros; instalações com mais de 20 metros pedem o tipo classe I - ¾ de polegada). É preciso deixar 4 cm do tubo aparente (para fora do chão ou da parede), onde o instalador conectará o flexível da lareira. Embora uma lareira à gás não tenha tantas exigências de projeto como uma lareira à lenha, algumas medidas ajudam você a otimizar o calor - por exemplo, caso elas fiquem dentro de caixas (quadradas ou que simulem uma lareira à lenha), é importante que o revestimento seja feita com tijolos refratários. A preparação do espaço também depende do tipo de lareira que você vai comprar.
 LAREIRA A ÁLCOOL


Lareiras produzidas em aço inoxidável de excelente qualidade laminado a frio (maquinário alemão GERMAN ROFIN DC-X15X30B CNC), quando então é pintado. Cada lareira possui um reservatório - cilíndrico ou retangular - onde é colocado o combustível. Alguns modelos possuem dispositivo de controle de chama.
Um litro de álcool ou etanol queima de 1h20 até 4 horas dependendo da abertura do controlador de chama.
Alguns modelos possuem vidros protetores de alta resistência a elevadas temperaturas.
VANTAGENS:
É perfeita para pequenos espaços como apartamentos, condomínios, escritórios, lojas ou qualquer outro lugar.

Não necessita de chaminé, eletricidade, gás ou madeira.
Não tem fumaça, fuligem, cheiro ou barulho.
Usa somente álcool ou bioetanol.
Longo tempo de chama, menor custo do que a lenha e gás.
Você estará colaborando com o meio ambiente. 
É ecologicamente correta.


Não precisa de grandes obras para sua instalação.
Três aplicações: mesa, piso ou parede (embutir ou não)
Diversos modelos e tamanhos.


LAREIRA TRADICIONAL A LENHA




O funcionamento de uma lareira está associado a um conjunto de técnicas e cuidados com sua utilização e manutenção. Uma lareira ideal garante que a fumaça não invada o ambiente onde está implantada e nem permita perdas de calor, o que requer um bom projeto e dimensionamento adequado.
O aquecimento deve ser compatível com área do ambiente e com o número de pessoas que o frequentam. Mas a temperatura final é determinada, na realidade, pela quantidade de lenha queimada.
A estrutura de uma lareira é composta basicamente por três partes:
Caixa / Câmara de Fogo: é a chamada boca (abertura da lareira para o ambiente), cujas dimensões serão determinadas pelo local onde será implantada. O fundo desta câmara é constituído por uma parede inclinada. Sua finalidade é empurrar as ondas de calor rumo ao piso do ambiente. Dessa foram, o ar quente – que é mais leve e tende a subir – faz aumentar a temperatura do lugar. É indispensável o uso de massa ou cimento refratário na hora do rejunte, devido à alta temperatura.
Coifa e Duto: está situada logo acima da caixa de fogo. Seu formato semelhante a um funil de ponta-cabeça detém o ar frio que tende a vir pelo ambiente externo, ao mesmo tempo em que captura a fumaça que será expelida para fora. Nessa etapa, é fundamental a garganta, uma abertura, regulável, cuja medida deve ser exatamente igual à área seccional do duto.

LAREIRA ELÉTRICA



- Pode ser fixada em qualquer estrutura, seja em madeira, metal, alvenaria ou gesso, na sala, no quarto de sua casa ou escritório.
- Não produz fuligem ou gás carbônico e não faz nenhuma sujeira.
- Funciona como um aquecedor: o calor é transmitido para o ambiente de forma uniforme e regulável.
- É silenciosa, sem nenhum ruído. Com controle remoto, para ligar, desligar ou controlar a temperatura e as chamas.
- Possui o efeito de chamas 3D com incrível realismo, que pode ficar aceso sem gerar calor e decorando o ambiente.
- Possui peças que imitam lenha e simula a queima. Vidro frontal que não esquenta, para maior segurança.
- Baixo consumo de energia elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário