terça-feira, 8 de abril de 2014

A Diferença do Capitonê e do Botonê.


Muita gente não sabe mas, Capitonê e Botonê são duas técnicas diferentes e hoje vocês vão saber o porque.

Capitonê
Tem origem inglesa, essa técnica surgiu por volta de 1840 como forma de agregar valor aos trabalhos manuais. Nesse tipo de estofamento, o acolchoado é dividido por pontos feitos com cordões ou fios grossos, que formam saliências quadradas ou retangulares, o formato depende da distância em que são inseridos os cordões e, consequentemente, formados os afundamentos. As depressões podem ser profundas ou superficiais.



Botonê
Nesta técnica de estofamento, em vez de somente cordões, os pontos são marcados também por botões, que são costurados de forma bem profunda gerando franzidos no tecido. São essas pregas que formam os desenhos geométricos, como os losangos e os quadrados, no trabalho de botonê. O resultado final é muito similar ao capitonê, por isso são tão confundidos, mas com a diferença do botão em cada afundamento.



As duas  técnicas foram bastante exploradas nas décadas de 50 e 60, apesar de serem clássicas ganharam seu espaço no mobiliário contemporâneo, nos trazendo mais sofisticação nos ambientes usados.
Eu acho linda as duas técnicas e vocês? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário