A melhor solução para ganhar espaço em casa é investir em marcenaria sob medida. Uma grande estante, que ocupe uma parede inteira – ou mais -, é ideal para quem mora em poucos metros e tem muita coisa para guardar. O móvel pode acomodar os aparelhos de home theater, livros, objetos de decoração e o que mais você quiser expor ou esconder, dentro de portas e gavetas. Veja cinco projetos incríveis, cheios de boas ideias e com dicas de economia.
Foto Luis Gomes
A arquiteta Gabriela Marques buscava sensação de amplitude no novo apartamento. Mas ela precisava unir em um mesmo ambiente sala e home office. A solução foi investir em uma grande estante, com lugar para tudo: impressora, livros, revistas, objetos de decoração, porta-retratos e até um quadro de Isabelle Tuchband. A cor preta traz sofisticação ao móvel, enquanto spots iluminam os nichos.
Foto Edu Castello
Planejar é tudo
Por causa das medidas dos livros, a arquiteta Yara Pereira fez a estante com nichos de diferentes alturas e larguras e com 25 cm de profundidade. Se possível, é importante, como a profissional, medir tudo que será guardado antes de fazer o móvel. Assim, os espaços não correm o risco de ficar grandes ou pequenos demais para os objetos e você não perde nenhum cantinho. A cor escolhida por Yara segue as tendências das candy colors.
...................................................................................................
...................................................................................................
Foto Edu Castello, Marcelo Magnani, Marco Antonio e Otavio Dias
O escritório, extensão da sala, não deveria passar a impressão de frio. “Os donos queriam uma parede de tijolos, referência de quando eram crianças”, conta a arquiteta Luciana Penna. Lá, um móvel foi desenhado para organizar a coleção de livros do casal. A estante com estrutura de madeira de demolição ganhou portas de vidro vermelho, cor eleita por predileção e também porque contrasta com os demais materiais rústicos. O projeto, de execução da Wood Design Marcenaria, conseguiu acomodar também o bar e a adega.
Foto Célia Weiss
O casal de publicitários que vive nesta casa precisava organizar uma grande quantidade de livros, mas também queria expor fotos, ter um espaço que pudesse servir de escritório e ainda acomodar uma TV. Na reforma da antiga garagem de 30 m², a arquiteta Cláudia Pecego projetou uma estante executada pela Real Design, tomando duas paredes da sala: “O móvel atende a todas as necessidades dos moradores. Até uma mesa reversível conseguimos incluir”, diz Cláudia. De MDF com acabamento em gofrato amarelo, por si o conjunto já atrai todas as atenções. Para amenizar o visual marcante, a profissional pediu que fossem respeitadas as linhas retas e solicitou que a base da estante fosse pintada de branco, dando a impressão de estar suspensa: “O ambiente fica mais leve com esses detalhes”, explica.
............................................................................................................
Foto Marcelo Magnani
Um bom projeto de marcenaria pode não sair barato. Mas com alguns truques, o arquiteto Mauricio Arrudamostrou que é possível ter um móvel grande, sem gastar muito. O primeiro passo é usar como fundo a própria parede – neste projeto, revestido com papel de parede assinado por Marcelo Rosenbaum. Assim, você economiza muita madeira. Outra boa ideia do profissional é usar cestos plásticos empilháveis no lugar de gaveta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário