segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como Cultivar Temperos.



Não é difícil montar uma horta, basta escolher um lugar adequado, preferencialmente em local bastante ensolarado. As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Outra preocupação é quanto ao vento. Com exceção de tomilho, tomilho-limão, lavanda, capim-limão e alecrim, a maioria dos temperos é pouco tolerante às ventanias.

O próximo passo é saber aonde plantar. O ideal é procurar saber de que tamanho ficarão os temperos escolhidos. As espécies de manjericão, por exemplo, pedem sempre vasos com altura maior de 25 cm. Já tomilho, orégano e manjerona, ficam bem acomodados em vasos de 15 cm.




O preparo do solo também é importante. É importante comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio. Bolinhas de cerâmica, brita, cacos de telha e pedrinhas contribuem para a drenagem e devem ser colocados no vaso antes da terra.

Agora é fazer a seleção das espécies, opte por hortaliças com raízes curtas.
Para que os temperos cresçam bonitos, no início é preciso regar três vezes ao dia, até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Outro passo é evitar a presença de folhas secas nas plantas. Elas atraem fungos e bactérias. Mas a poda deve ser feita com uma tesoura e não arrancando as folhas uma a uma. Cortar cerca de 5 cm das pontas, garante que as ervas voltem a brotar.
       Divirtam-se, beijos!                                                                         





Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário